Fundador
Fundador
Um bom francês
Foi no dia 14 de março de 1843 que nasceu João Leão Dehon, filho de Júlio Alexandre Dehon e Estefânia Adele Vandelet. A família Dehon era de notável respeito entre os cidadãos da pequena localidade de La Capelle, na França. Sua mãe, devotíssima do Coração de Jesus, inspirou o pequenino Dehon desde cedo a cultivar a piedade e amor à Santa Igreja. Fora batizado no dia 24 de março de 1843, às vésperas da Festa da Anunciação.

Estudou no Colégio de Hazebrouck, onde cultivou as virtudes, buscando o crescimento moral e intelectual. Na noite de Natal de 1856, o Senhor Jesus evoca no coração do jovem Dehon o desejo pela vida sacerdotal, aspiração essa que não teve o apoio de seu pai, que almejava para seu filho uma vida bem sucedida aos olhos do mundo.

Um bom filho
Em 1859, terminando seus estudos com êxito, expõe novamente sua aspiração à vida sacerdotal ao seu pai, que insistia em não permitir seu filho seguir esse percurso. Para persuadi-lo, mandou Leão Dehon estudar o curso de direito em Paris. Obediente ao seu pai, obtém o doutorado em direito no ano de 1864, sem jamais deixar esfriar em seu coração o ardente chamado de Jesus à vida clerical.

Realizou neste tempo muitíssimas viagens com um grande amigo chamado Leão Palustre. Explorando os diversos lugares do mundo, discernia cada vez melhor sua vocação. Ao passar pela Terra Santa, confirmou o chamado do Senhor: "Vem e segue-me! Também te farei pescador de homens!". Assim, após obedecer seu pai, buscou submeter-se ao seu Senhor, passando a residir em Roma, no Colégio Santa Clara, para os estudos seminarísticos. 

Um bom sacerdote
No dia 19 de dezembro de 1868, Leão Dehon foi ordenado sacerdote na Basílica de São João de Latrão. Em seu apostolado, exerceu diversas obras que favoreciam a vida dos operários e a instrução dos fiéis, valendo destacar o Patronato São José e o Colégio São João. Dehon era um homem muito atuante na vida social e política, divulgando a Doutrina Social da Igreja para patrões e operários, ensinando a verdadeira doutrina cristã aos cultos e incultos e instaurando o Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade.

Inspirado pelo Espírito Santo, ardia em seu coração a necessidade de uma congregação religiosa de homens que fossem oblatos e servissem sem reservas ao Reino do Coração e Jesus. Após longo discernimento, fundou no dia 28 de junho de 1878 a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, dia este em que Dehon fez a primeira profissão dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, tomando para si o nome religioso de João do Coração de Jesus.

Um bom religioso
O início desta obra teve muitos impasses que causavam em Dehon profundas dores, mas também a enorme satisfação de realizar a vontade de Deus: consummatum est! Apesar do início dramático, a Congregação fora muito promissora para a Igreja desde seus primórdios, disseminando-se rapidamente pela Europa e acolhendo com entusiasmo os diversos campos missionários mundo afora.

No esmaecer de sua vida, João Leão Dehon residia em Bruxelas, na Bélgica. Na decorrência da I Guerra Mundial, já em idade avançada, escreve seu Testamento Espiritual, onde presenteia todos os seus religiosos com "o mais maravilhoso de todos os tesouros: o Coração de Jesus". Faleceu no dia 12 de agosto de 1925 aos 82 anos de idade, deixando para o mundo um enorme patrimônio de obras sociais e espirituais, além do testemunho de sua própria vida como vítima do Coração de Jesus: "Por Ele vivi, por Ele morro!"

Em 1997 o Papa João Paulo II declarou a venerabilidade de Padre Dehon.


"Faço voto de dar a todas as minhas ações a intenção do puro amor a Jesus e ao seu Sagrado Coração" (Padre Dehon)
A Vida de Padre Dehon
  • 1843
    Nasce João Leão Dehon

    img/timeline/nasce-joao-leao-dehon-67c39ac97f6f2.pngEm 14 de março de 1843 nasce João Leão Dehon na cidade de La Capelle, na França.

  • 1855
    Colégio de Hazebrouck

    Em 1855 Dehon realiza seus estudos secundários no Colégio de Hazebrouck.

  • 1859
    Curso de Direito

    Em 1859, sob ordem de seu pai, Dehon vai para Paris como doutorando em Direito, formando-se em 1864.

  • 1864
    Viagem à Terra Santa

    Em agosto de 1865 Dehon realiza sua viagem para a Terra Santa, onde discerne o chamado do Senhor à vida sacerdotal.

  • 1865
    Roma

    Em junho de 1865 Dehon passa a estudar no Seminário Francês Santa Clara, em Roma. Em outubro do mesmo ano inicia seus estudos na Universidade Gregoriana de Roma.

  • 1868
    Ordenação Sacerdotal

    No dia 19 de dezembro de 1868, Dehon é ordenado sacerdote na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

  • 1869
    Estenógrafo do Concílio Vaticano I

    No dia 8 de dezembro inicia o Concílio Vaticano I, onde Padre Dehon trabalhou como estenógrafo.

  • 1871
    Vigário

    Em 1871, Padre Dehon obteve seu doutorado em teologia e direito canônico. No dia 3 de novembro foi nomeado vigário do Colégio de Saint-Quentin.

  • 1877
    Colégio São João

    No dia 15 de outubro de 1877, funda-se o Colégio São João, em Saint-Quentin. Ali nascerá a Congregação dos Oblatos.

  • 1878
    Oblatos do Coração de Jesus

    No dia 28 de junho de 1878 Padre Dehon realiza sua primeira profissão religiosa, marcando a fundação da Congregação dos Oblatos do Coração de Jesus.

  • 1882
    Morre seu Pai

    No dia 11 de fevereiro de 1882 falece Júlio Alexandre Dehon, pai do Padre João Leão Dehon.

  • 1883
    Morre sua Mãe

    No dia 19 de março de 1883 falece Estefânia Adele Vandelet, mãe do Padre João Leão Dehon.

  • 1883
    Consummatum est!

    No dia 3 de dezembro de 1883 a Congregação dos Oblatos é suprimida por decreto do Santo Ofício.

  • 1884
    Sacerdotes do Coração de Jesus

    No dia 29 de março de 1884 a congregação renasce com o nome de Sacerdotes do Coração de Jesus.

  • 1903
    Expulsão da França

    Com a instabilidade da política francesa, o governo expulsou muitas congregações religiosas da França. A Casa Geral da Congregação saiu de Saint-Quentin, passando a ser localizada em Bruxelas, na Bélgica.

  • 1906
    Viagem à América do Sul

    De 31 de agosto de 1906 a 11 de janeiro de 1907, Padre Dehon realizou sua viagem pelas missões dehonianas na América do Sul.

  • 1925
    Morre Padre Dehon

    No dia 12 de agosto, falece em Bruxelas o Padre João Leão Dehon.

  • 1997
    Venerável Padre Dehon

    No dia 8 de abril o Papa João Paulo II declarou as virtudes heróicas de Padre Dehon, considerando-o Venerável.