Santa Maria Madalena

Padroeira da Congregação

Notícias

22.07.2021 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

Santa Maria Madalena

Dia 22 de julho a Igreja celebra a Festa de Santa Maria Madalena, “Apóstola dos Apóstolos”. Por quem, os dehonianos são chamados a cultivar uma especial devoção. Pois, Pe. Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, elegeu Santa Maria Madalena como padroeira da Congregação.

Maria Madalena é a fiel amiga e discípula de Jesus. Ela acompanhou o Mestre até o Calvário. Contemplou, com tristeza e dor, a paixão de Jesus. Assistiu a morte, o descimento de Jesus da cruz e a preparação do corpo do Amado Mestre para ser sepultado. Aguardou passar o sábado, para no primeiro dia da semana, bem de madrugada, como atesta o Evangelho, ir ao sepulcro. Já que Jesus foi sepultado as pressas. Maria Madalena foi tomada pelo desejo de encontrar o corpo do Senhor. Encontrou o sepulcro vazio. Mesmo assim, ela persistiu no desejo de recuperar o corpo do Mestre. Então, Jesus se manifestou a ela e ela recobrou a fé. Qual foi a sua surpresa ao encontrar o Morto Ressuscitado. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo pronunciar seu nome: “Maria”. Ninguém se dirigiu a ela com tanto amor, com tanta ternura e com tanta misericórdia.

A tristeza de Maria Madalena se transformou em alegria. Ela foi anunciar aos apóstolos: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18). Aquela que chorava agora ri! A experiência com o Crucificado Ressuscitado assegura a Maria Madalena a certeza de que o Amor é mais forte, o Amor vence a morte.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Fonte: P. André Borges da Silva, scj
Foto: Divulgação
Mais Notícias