Padre Dehon e a Solenidade da Anunciação do Senhor

Veja o que Padre Dehon escreve sobre seu batismo que ocorrera nas vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor.

Notícias

24.03.2025 - 19:41:00 | 2 minutos de leitura

Padre Dehon e a Solenidade da Anunciação do Senhor

Nesta segunda-feira, 24 de março, recordamos do batismo de Padre Dehon. Ele vê nesta data o Ecce Venio de Jesus, um prelúdio de sua vocação. Assim, teve a oportunidade de unir-se mais intimamente a vocação de Jesus, e perceber que também por este acontecimento, Cristo o chamara.

 

Leão Dehon soube, assim, a significar profundamente seu batismo. Por isso, fazia a renovação de suas promessas batismais nesse dia. Isso faz-nos questionar: tenho lembrado da data de meu batismo? Tenho lembrado de minhas promessas batismais, renovadas na Crisma?

 

Vejamos o que ele escreve nesta data memorável:


Fui batizado a 24 de março, na pobre igreja de La Capelle, pelo digno e venerável P. Hécart, que devia continuar ainda a ser seu pároco por mais doze anos e que me preparou à primeira comunhão.


O dia 24 de Março era a festa do menino mártir, São Simeão. Mas eram sobretudo as primeiras vésperas da festa da Anunciação. Senti-me feliz, mais tarde, em unir a recordação do meu batismo com a do Ecce Venio de Nosso Senhor. Ganhei uma grande confiança com esta aproximação. O Ecce Venio do Coração de Jesus protegeu e abençoou a minha entrada na vida cristã. O Senhor não ficará ofendido por eu ver nisso uma atenção da sua Providência em vista da minha vocação atual de Sacerdote-Hóstia do Coração de Jesus.


Eu tive sempre veneração pela lembrança do meu batismo. No colégio gostava de renovar as promessas batismais. Em Roma caiu-me nas mãos o belo livro de Exercícios de Santa Gertrudes e fez-me um grande bem. Gostava de me servir dele para renovar em mim as graças do meu baptismo. Em cada uma das minhas férias, ia fazer uma devota peregrinação às fontes sagradas do meu baptismo, e senti um aperto de coração quando a velha pia foi enterrada num altar, e depois desapareceu completamente.


Recordemos, portanto, de nosso batismo e sejamos gratos a Deus, por nossa vida como batizados do Coração de Jesus.


Vivat Cor Iesu!

Fonte: Comunicação BRM
Mais Notícias