PADRE DEHON E A PROXIMIDADE COM OS LEIGOS
25.08.2022 - 00:00:00 | 4 minutos de leitura

Padre Carlos Luis Suárez Codorniú, Superior Geral dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, acompanhado do Padre Levi dos Anjos Ferreira, Conselheiro Geral, reuniram-se com a Família Dehoniana da Província Brasileira Meridional. Foram dois maravilhosos encontros. Dia 02 de julho, na Casa Padre Dehon de Brusque, o encontro realizou-se com a família Dehoniana de Santa Catarina e Curitiba (PR). No dia 09 de julho foi a vez do setor do Rio Grande do Sul, sendo o encontro realizado em Tuparendi.
Foi uma honra e enorme alegria receber Pe. Carlos Luis e Pe. Levi. Uma oportunidade única e singular de escutar as palavras do sucessor de nosso fundador Pe. Dehon e de seu conselheiro que é responsável para os países da América Latina.
Padre Carlos Luis falou sobre o carisma que compartilhamos, herdado de Pe. Dehon. Este carisma é um dom de Deus e os dons de Deus não têm fronteiras, são para todos. O carisma é um presente, é doado. Deve ser vivido na família, no trabalho, no dia a dia. Temos então, como leigos dehonianos, ou como juventude dehoniana, uma grande responsabilidade.
O Superior Geral, continuando sua fala, abordou que, quando Pe. Dehon compartilhou com sua família seu desejo de ser sacerdote, seu pai não ficou muito contente, pois tinha outros planos para o filho. Pe. Dehon sofria pelo fato de seu pai não aceitar sua decisão. E quando finalmente o pai entendeu a vocação do filho, acredita-se que foi um dos dias mais felizes para Pe. Dehon. O pai descobriu a importância do coração de Cristo na vida de seu filho, ficando tocado pelo mesmo coração. Este foi o ponto de encontro: o Coração de Cristo. O pai de Pe. Dehon pode ser considerando um dos primeiros leigos dehonianos, assim como os jovens de Saint-Quentin, onde nosso fundador começou a trabalhar como padre. Ele doou o seu tempo, a sua criatividade para acompanhar tantas pessoas, trabalhadores e empreendedores que ficaram surpreendidos com este homem, pelo seu modo de vida, pelas suas palavras e que oferecia algo especial para transformar a Igreja e a sociedade.
Ouvimos também de Pe. Carlos Luis a experiência por ele vivenciada ao ir ao encontro dos moradores de rua junto ao Projeto Social Ir ao Povo. Projeto este que vai ao encontro do próximo, oferecendo dignidade a pessoas à margem da sociedade, idealizado por leigos da Paróquia São Cristóvão de Itajaí. Assim como as apresentações culturais que mostraram as tradições locais pelas músicas e danças folclóricas. Nos dois momentos, a convivência fraterna do encontro presencial foi o fator marcante, acompanhado sempre de um delicioso café ou chimarrão. A exemplo de Pe. Dehon, que foi próximo a leigos, o Superior Geral e o Conselheiro também estiveram no meio dos leigos e da juventude dehoniana compartilhando e ouvindo relatos do cotidiano. Foram trocas enriquecedoras.
E o que é preciso fazer para ser um leigo dehoniano? Leigo Dehoniano não é uma pastoral. Trata-se de uma postura, um modo de SER, um compromisso de vida marcada pelo testemunho. É reconhecer na Eucaristia, que é o centro da vida dehoniana, o coração da espiritualidade e entender o mistério da Santidade da Adoração Eucarística que vai ao encontro do irmão. Isso é amar!
Padre Carlos Luis agradeceu a cada jovem e leigo dehoniano, pela perseverança, pelo apoio, pelo tempo dedicado à Igreja, à Congregação e aos irmãos. Pe. Levi lembrou de uma citação de Pe. Francisco Sehnem: “quando nos envolvemos nas coisas de Deus, achamos tempo para tudo”.
E atualmente? Como somos reconhecidos? Pela espiritualidade e carisma dehonianos. Pela disponibilidade para servir, escutar, acolher. O leigo dehoniano conhece o Evangelho, estuda, lê os escritos que Pe. Dehon deixou, trabalha pela justiça. E é reconhecido pelo grande amor à Eucaristia, pela contemplação.
Leigos e jovens dehonianos, que tenhamos a paixão por viver a Vida Cristã com um sotaque especial: o sotaque dehoniano. É o que nos une, o que nos faz caminhar juntos pois, o Seu caminho é também o nosso caminho. ( Cst. 12) Amém!
Vivat Cor Iesu, Per Cor Mariae!
- A Eucaristia na Vida de um Dehoniano"...na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo..." (Presbyterorum Ordinis, 5).
- A presença de São José na vida de Padre DehonPadre Dehon sempre manifestou particular apreço por São José. Em seus escritos, nos apresenta São José como o padroeiro e modelo de nossa vocaç�...
- A Noite Santa do chamado de Dehon
- O Tempo dos Porquês
- A passibilidade do impassível: a relação entre Deus e o sofrimento humano
- A dor de nossos irmãos gaúchos
- Conquistadora de Corações
- O coração de Cristo
- Uma espiritualidade, um coração atento
- Culto, espiritualidade, devoção