O coração de Cristo
02.03.2023 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

A devoção ao Coração de Cristo tem exercido uma profunda atração sobre muitos cristãos. É um culto que ressalta o amor do Filho de Deus, feito homem.
O Coração de Jesus se refere à pessoa de Cristo, que na sua vontade, dedica um amor humano aos homens. Poderia ser definido como a pessoa de Cristo, enquanto sujeito de amor. A devoção ao Coração de Jesus tem, assim, como característica essencial a consideração do amor de Jesus.
Com a expressão Coração de Cristo entendemos, então, a própria pessoa de Cristo, o seu aspecto mais nobre, mais atraente para os homens: o do amor, síntese e foco unificador de toda vida, de toda obra e de toda pessoa de Jesus.
A devoção ao Coração de Cristo venera não só o amor humano de Jesus, mas também o amor divino. Quando dizemos Coração de Jesus, queremos siginificar a pessoa de Cristo, enquanto é, na sua pessoa e na sua vida, a máxima manifestação do amor divino-humano, com que Jesus Cristo nos amou e nos ama.
Cristo quis que seu lado transpassado na cruz ficasse como sinal visível, expressão máxima do seu amor. Amor que reclama correspondência.
Rico em misericórdia
O papa Pio XII, em sua encíclica Haurietis Acquas ( Sorvereis águas ), escreveu que o “Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, ou seja, do Verbo encarnado e, por isso, representa e, por assim dizer, nos põe diante dos olhos todo amor que ele teve e ainda tem por nós. Portanto, fácil concluir que, em sua essência, o culto ao Coração Sacratíssimo de Jesus é o culto ao amor com que Deus nos amou por meio de Jesus, e, ao mesmo tempo, prática do nosso amor para com Deus e o próximo”.
Finalmente, o papa João Paulo II nos diz: “Continuai fazendo-vos evangelizadores daquele que é rico em misericórdia, porque a Igreja parece professar e venerar de modo particular a misericódia de Deus, dirigindo-se ao Coração de Cristo”.
O Papa nos diz que na pessoa de Jesus se revela também o amor misericordioso do Pai aos homens. O Coração de Jesus é também o amor misericordioso do Pai que, em Cristo, se revela e se dá aos homens. A misericórdia pode ser considerada o novo nome do Coração de Jesus.
- A Eucaristia na Vida de um Dehoniano"...na santÃssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo..." (Presbyterorum Ordinis, 5).
- A presença de São José na vida de Padre DehonPadre Dehon sempre manifestou particular apreço por São José. Em seus escritos, nos apresenta São José como o padroeiro e modelo de nossa vocaçÃ...
- A Noite Santa do chamado de Dehon
- O Tempo dos Porquês
- A passibilidade do impassÃvel: a relação entre Deus e o sofrimento humano
- A dor de nossos irmãos gaúchos
- Conquistadora de Corações
- Uma espiritualidade, um coração atento
- Culto, espiritualidade, devoção
- De Coração e mente abertos, sinodais, com e no Coração de Jesus