Inauguração das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)
Inauguração das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)
13.07.2022 - 00:00:00 | 3 minutos de leitura

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus do ano de 2022 – ocorrida na data de 24 de junho – para a Província Brasileira Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC), ocorreu num clima de festividade todo especial: pois, no ano em que a referida casa completa 90 anos de inauguração, esteve presente à celebração, o Superior Geral Padre Carlos Luís Suárez Codorniú, SCJ, assim como o membro do Conselho Geral da Congregação Padre Levi dos Anjos Ferreira, SCJ e o Superior Provincial Padre Sildo César da Costa, SCJ. Estiveram presentes dois bispos dehonianos: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger e Dom Carmo João Rhoden, assim como vários sacerdotes, religiosos, noviços e seminaristas da Congregação.
Após a Santa Missa festiva, celebrada às 10h, todos se dirigiram à área frontal (parte antiga) do Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde ocorreu a o momento inaugural das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux.
O APPAL, como é conhecido, foi inaugurado na data de 25 de abril de 1984, em Brusque (SC), pelo então Superior Provincial Padre Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ. Os trabalhos iniciais estiveram a cargo do saudoso Padre Eloy Dorvalino Koch, SCJ, falecido em 2011. Este, por decênios, empenhou-se à causa da salvaguarda de todo o acervo histórico e documental.
No ano de 2017, o Arquivo Provincial Padre Lux foi transladado para o Seminário Sagrado Coração de Jesus/Sede Provincial, em Corupá (SC).
O espaço do APPAL, conta com: a sala que abriga o arquivo histórico e documental, o corredor no qual se encontram as fotos dos superiores gerais e provinciais, a Biblioteca de Teologia e a Biblioteca Dehoniana, ambas dedicadas ao Padre Francisco Sehnem, SCJ – sacerdote responsável pela aquisição e conservação da maior parte de todo o citado acervo bibliográfico – o qual esteve presente no evento; assim como a Sala de Estudos Padre Eloy Dorvalino Koch e a Sala de Estudos Irmão Cláudio Mallmann – religioso responsável pela antiga biblioteca da casa, falecido em 2007. Ainda, no mesmo recinto, localiza-se uma pequena capela.
Os religiosos dehonianos, bem como as paróquias por estes atendidas, são convidados a enviarem fotos, jornais, documentos históricos, livros, etc, para que sejam catalogados e conservados neste acervo. Visitas para conhecimento e pesquisas são bem-vindas, com horário a ser agendado, através do fone: (47) 3375-1194 – ramal 228, assim como através do e-mail: appal@brm.org.br.
- 40 anos de falecimento do P. Antônio Echelmeyer, SCJNo próximo dia 5 de abril, serão recordados os 40 anos de falecimento do grande idealizador e construtor: P. Antônio Echelmeyer.
- Padre Dehon e a Solenidade da Anunciação do SenhorVeja o que Padre Dehon escreve sobre seu batismo que ocorrera nas vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor.
- Logo para o Jubileu DehonianoConfira a logo escolhida para o Jubileu Dehoninano da Congregação.
- JD Day em Brusque-SCA juventude dehoniana reuniu-se em Brusque-SC para viver fortes momentos no JD Day.
- Festa do Seminário São José - 2025Confira detalhes da Festa em honra ao Padroeiro do Seminário São José, que ocorreu ontem em Rio Negrinho - SC.
- Celebrações de Posses de novos PárocosEntre diversos padres transferidos pela Congregação para 2025, alguns assumiram a missão de paroquiar as realidades da província. Confira as posse...
- Encontros pela memória do nascimento de Padre DehonSexta, 14 março, a Congregação vivenciou encontros entre confrades de cada comunidade religiosa, pela memória do Natalício de Padre Dehon, nosso ...
- Vigília em memória do Nascimeto de Padre DehonCelebremos a memória do nascimento de Padre Dehon e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Dehonianas
- Caminhada Formativa 2025Casas de Formação dão início na caminhada formativa em 2025
- Profissão Perpétua e Diaconado do Diácono Leonardo Jacomelli, SCJLeonardo Jacomelli, SCJ professou perpetuamente os votos de Pobreza, Obediência e Castidade e recebeu o primeiro grau da ordem, o diaconado.