Curso para formadores dehonianos em Roma
Curso para formadores dehonianos em Roma
24.10.2018 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

Pela quarta vez, o curso de formação para instrutores dehonianos em Roma é organizado na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração. 19 novos confrades dehonianos de todo o mundo participam do curso que acabou de começar. P. Zeferino Policarpo, da província portuguesa, curador do curso, trabalha para garantir que todos se sintam bem-vindos e possam preparar-se para o futuro serviço.
O primeiro curso foi organizado em 2005-2006 com 20 participantes. Ao longo dos anos, as várias edições do mesmo curso contou com a participação de 53 dehonianos, dos quais 40 trabalharam em treinamento. "O curso sempre foi desejado pelos seguintes Capítulos Gerais e pelos vários encontros internacionais. Percebemos que o tempo em que vivemos nos obriga a ter uma equipe de treinamento bem treinada para acompanhar os candidatos nas casas de formação" - disse pe. Zeferino SCJ, que, em nome do Conselheiro Geral responsável pela formação, organizou o curso.
O curso é dividido em 2 partes interessantes e diferentes. A primeira parte, apenas iniciada, inclui lições realizadas no Colégio Internacional de Roma por mais de 40 professores diferentes, confrades dehonianos e professores de universidades romanas. O programa incluía não apenas a vida estritamente dehoniana ou consagrada em geral, mas também temas de discernimento e acompanhamento espiritual. Além das questões básicas, haverá um período para o estudo do abuso sexual e da comunicação.
No segundo semestre, os participantes participam do curso dedicado a eles na Universidade Salesiana de Roma.
"Antes de tudo, é uma oportunidade maravilhosa de crescimento pessoal, espero poder aprofundar alguns aspectos da formação dehoniana e da vida consagrada que me tornam útil para os meninos da minha entidade acompanhá-los no discernimento" - disse pe. Nelber Rodriquez SCJ, da província brasileira de São Paulo. Ele mesmo é o quarto confrade de sua província que participa do curso.
O padre Joseph-Thien Dinh SCJ - americano dehoniano, está muito entusiasmado com o programa do curso: "Deve ser um ano interessante, mas ao mesmo tempo muito exigente com muitos e muitos materiais para ler". Entre as dificuldades a serem enfrentadas, há também o conhecimento da língua italiana. Ele mesmo percebe a paciência dos professores em relação ao seu "nível de italiano como criança".
A permanência em Roma dos novos formadores terminará com a formação permanente e a peregrinação à Terra Santa prevista para o mês de julho de 2019.
- 40 anos de falecimento do P. Antônio Echelmeyer, SCJNo próximo dia 5 de abril, serão recordados os 40 anos de falecimento do grande idealizador e construtor: P. Antônio Echelmeyer.
- Padre Dehon e a Solenidade da Anunciação do SenhorVeja o que Padre Dehon escreve sobre seu batismo que ocorrera nas vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor.
- Logo para o Jubileu DehonianoConfira a logo escolhida para o Jubileu Dehoninano da Congregação.
- JD Day em Brusque-SCA juventude dehoniana reuniu-se em Brusque-SC para viver fortes momentos no JD Day.
- Festa do Seminário São José - 2025Confira detalhes da Festa em honra ao Padroeiro do Seminário São José, que ocorreu ontem em Rio Negrinho - SC.
- Celebrações de Posses de novos PárocosEntre diversos padres transferidos pela Congregação para 2025, alguns assumiram a missão de paroquiar as realidades da província. Confira as posse...
- Encontros pela memória do nascimento de Padre DehonSexta, 14 março, a Congregação vivenciou encontros entre confrades de cada comunidade religiosa, pela memória do Natalício de Padre Dehon, nosso ...
- Vigília em memória do Nascimeto de Padre DehonCelebremos a memória do nascimento de Padre Dehon e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Dehonianas
- Caminhada Formativa 2025Casas de Formação dão início na caminhada formativa em 2025
- Profissão Perpétua e Diaconado do Diácono Leonardo Jacomelli, SCJLeonardo Jacomelli, SCJ professou perpetuamente os votos de Pobreza, Obediência e Castidade e recebeu o primeiro grau da ordem, o diaconado.