40 anos de falecimento do P. Antônio Echelmeyer, SCJ

No próximo dia 5 de abril, serão recordados os 40 anos de falecimento do grande idealizador e construtor: P. Antônio Echelmeyer.

Notícias

01.04.2025 - 15:11:00 | 3 minutos de leitura

40 anos de falecimento do P. Antônio Echelmeyer, SCJ

Nascido em Emsdetten (Alemanha) em 3 de maio de 1913, seu nome civil era Wilhelm. Chegou ao Brasil em dezembro de 1934. Professou os votos de castidade, pobreza e obediência, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), aos 16 de janeiro de 1936, em Brusque. Foi ordenado sacerdote em Taubaté (SP) na data de 1º de dezembro de 1940. Era também seu colega de seminário e de ordenação o P. Aloísio Boeing.


P. Antônio foi pároco da Paróquia São José, em Corupá, de 1941 a 1947, onde liderou a construção da atual casa paroquial. Contudo, desempenhou seu apostolado, sobretudo, em Nereu Ramos (Jaraguá do Sul), no então Curato (hoje Paróquia) Nossa Senhora do Rosário, onde foi o idealizador e responsável pela construção da atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (inaugurada em 1952), do Centro Shalom e do Salão Paroquial; além de ter atendido pastoralmente a comunidade, onde residiu de 1952 a 1958, quando foi trabalhar no Sudeste do Brasil, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Vila Maria (São Paulo); posteriormente como pároco da Paróquia Sant’Ana em Lavras (MG) e, na Paróquia Bom Jesus da Penha, no Rio de Janeiro. Por um abaixo-assinado do povo de Nereu Ramos, retornou à comunidade em fevereiro de 1962, permanecendo, ininterruptamente, até o seu falecimento, na data de 5 de abril de 1985 (era a Sexta-feira Santa daquele ano).

 

No Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, as construções do projeto original do pioneiro P. Gabriel Lux (ala frontal), foram inauguradas, em parte, no ano de 1932. Na década de 40, P. Antônio Echelmeyer concluiu esta primeira parte das edificações e, nas décadas de 50, 60 e 70, liderou, em etapas, as várias construções, num modo geral, do que comporta o atual prédio do Seminário. Destaca-se a atual capela, iniciada em 1953 e inaugurada em 1956. Nesta, pode ser apreciada a bela pintura de Cristo Rei, na cúpula do presbitério, realizada pelas mãos do P. Antônio. Além das obras citadas, acompanhou também outras.

 

Ao todo, P. Antônio Echelmeyer atuou na região por cerca de quatro décadas, deixando grandes marcas de sua dedicação e zelo, tanto pelas obras edificadas, como pelo sacerdote, conselheiro, líder e amigo que foi.

 

Seus restos mortais repousam no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, onde haverá Santa Missa no sábado, dia 5 de abril, às 19h, celebrada pelo Arcebispo Emérito de Salvador (BA) Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, com a presença do Coral do Centro de Cultura Alemã, de Jaraguá do Sul. Já no domingo, dia 6, a Missa será às 10h, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus (Sede Provincial), em Corupá, celebrada pelo Superior Provincial P. Sildo César da Costa, SCJ, com a participação do Coral Ecumênico de Corupá.


Fonte: Comunicação BRM
Mais Notícias