20 anos de presença dehoniana no Equador
20 anos de presença dehoniana no Equador
27.10.2017 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

No dia 15 de outubro de 1997, os Dehonianos voltaram ao Equador para desenvolver sua missão. Deu-se continuidade à primeira missão assumida no tempo do nosso Fundador, Padre Leão Dehon. Neste país sul-americano deu-se início ao movimento missionário da Congregação SCJ, quando em novembro de 1888, os primeiros dois missionários, os PP. Irineu Blanc e Gabriel Grison, partiram para esta terra. Contudo, após uma série de episódios, foram expulsos do Equador, em junho de 1896, pelo governo liberal de Alfaro, quando estourou a revolução anticlerical no país.
Depois de cem anos, os Dehonianos retornaram ao Equador. Em particular, três religiosos espanhóis, P. Ramón Soriano, P. Artêmio Lopez e Ir. José Maria H. Urbina. Acompanhados pelo Provincial, P. Aquilino Mielgo Domínguez, dirigiram-se a este país, precisamente à cidade de Bahía de Caráquez (Manabí). Com o correr dos anos, outros religiosos espanhóis e brasileiros ali chegaram.
O começo não foi fácil, por conta do fenômeno do El Niño, que os obrigou a deixar o centro de Leonidas Plazas, uma vez que a casa onde se alojavam foi alagada. Apesar das situações adversas, os Dehoninaos sempre estiveram presentes para ajudar as pessoas mais necessitadas.
Quito e Bahía de Caráquez são as cidades em que se concentra nossa missão. Trabalha-se nas chamadas mesas para os pobres, no projeto de adoção de crianças, ajuda aos anciãos com o Centro Sagrado Corazón, apoio aos jovens com o Centro Formación Domus Cordis, atendimento aos moradores de rua com o grupo Callejeros de la Fé...
No último ano prestamos particular ajuda à construção de casas para dar moradia às famílias que perderam tudo no terremoto acontecido em abril de 2016.
Já há vinte anos estamos ao lado dos mais fracos, são vinte anos de apoio aos que de nós precisam para sua vida quotidiana. Continuaremos nosso trabalho, no mesmo ritmo, para dar eficácia à nossa missão no Equador.
- 40 anos de falecimento do P. Antônio Echelmeyer, SCJNo próximo dia 5 de abril, serão recordados os 40 anos de falecimento do grande idealizador e construtor: P. Antônio Echelmeyer.
- Padre Dehon e a Solenidade da Anunciação do SenhorVeja o que Padre Dehon escreve sobre seu batismo que ocorrera nas vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor.
- Logo para o Jubileu DehonianoConfira a logo escolhida para o Jubileu Dehoninano da Congregação.
- JD Day em Brusque-SCA juventude dehoniana reuniu-se em Brusque-SC para viver fortes momentos no JD Day.
- Festa do Seminário São José - 2025Confira detalhes da Festa em honra ao Padroeiro do Seminário São José, que ocorreu ontem em Rio Negrinho - SC.
- Celebrações de Posses de novos PárocosEntre diversos padres transferidos pela Congregação para 2025, alguns assumiram a missão de paroquiar as realidades da província. Confira as posse...
- Encontros pela memória do nascimento de Padre DehonSexta, 14 março, a Congregação vivenciou encontros entre confrades de cada comunidade religiosa, pela memória do Natalício de Padre Dehon, nosso ...
- Vigília em memória do Nascimeto de Padre DehonCelebremos a memória do nascimento de Padre Dehon e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Dehonianas
- Caminhada Formativa 2025Casas de Formação dão início na caminhada formativa em 2025
- Profissão Perpétua e Diaconado do Diácono Leonardo Jacomelli, SCJLeonardo Jacomelli, SCJ professou perpetuamente os votos de Pobreza, Obediência e Castidade e recebeu o primeiro grau da ordem, o diaconado.