Paróquia São Luís Gonzaga - Brusque

Paróquia São Luís Gonzaga - BrusqueParóquias

Arquidiocese de Florianópolis
Fundação: 04.10.1904
R. Padre Gattone, 75 - Brusque/SC
(47) 3351-1258
secretaria@paroquiasaoluisgonzaga.com
paroquiasaoluisgonzaga.com/
instagram.com/matrizsaoluisgonzaga/
Religioso Responsável
P. Adilson José Colombi
P. Hélio Feuser
P. Lindolfo Neves Braga
P. Marcos Jonizei Pereira de Lima
P. Mariano Weizenmann
P. Rodrigo Fernando Tascheck


Cem Anos de Presença dos Dehonianos em Brusque-SC, de Pe. Roque José Schmitt.
Na época da fundação da Colônia Itajaí, como então era chamada Brusque (1860), Santa Catarina encontrava-se na condição de Província Eclesiástica, subordinada a Diocese do Rio de Janeiro. Somente em 1894 houve a ereção da Diocese de Curitiba e nosso estado passou a pertencer a nova Província.

Uma das características dos primeiros colonos de Santa Catarina, como, por exemplo, os de São Pedro de Alcântara, Brusque e Gaspar era a religiosidade. Ao chegar ao lugar onde viveria, sua primeira preocupação era encontrar um local ou capela para exprimir sua devoção. A primeira capela de Brusque foi bem primitiva, características dos colonizadores, construída na antiga Casa Paroquial.

Para que os imigrantes mantivessem a fé, a região contou com zelosos vigários, antes da chegada dos padres dehonianos. Merece destaque o Pe. Alberto Francisco Gattone, vigário de Gaspar, e responsável em 1861 pela população de Brusque. Foi quem mais se empenhou para a criação da Paróquia de São Luís Gonzaga.

Com o decreto nº 605, de 31 de julho de 1873, a então "Colônia de Brusque", foi elevada a categoria de freguesia, o que lhe proporcionou a criação da Paróquia de São Luís Gonzaga. Nome escolhido por que assim se chamava Brusque, Colônia São Luís Gonzaga.