Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Nereu Ramos

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Nereu RamosParóquias

Diocese de Joinville
Fundação: 15.08.1952
Município de Jaraguá do Sul
R. Pioneiro Luiz Sarti, 1397, Nereu Ramos- Jaraguá do Sul/SC
(47) 3276-1002
psec63@diocesejoinville.com.br
facebook.com/paroquianossasenhoradorosarionereuramos
instagram.com/paroquia.nossa.sra.rosario/
Religioso Responsável
P. Airton Franzner
P. Alírio José Pedrini
P. Léo Heck


A história da comunidade católica de Nereu Ramos (chamada inicialmente de Ribeirão do Cavallo, posteriormente de Retorcida e, mais tarde, a denominação atual), bairro do município de Jaraguá do Sul (SC), remonta aos fins do século XIX, com a chegada dos pioneiros. Em sua maioria eram originários da região do Trentino (antigo Tirol Meridional), pertencente ao então Império Austro-húngaro, mais tarde anexado à Itália. Posteriormente, vieram também famílias provenientes de outras regiões italianas, bem como de demais etnias.

Os primeiros colonizadores edificaram, no alto de um morro, uma capelinha de madeira, dedicada à Nossa Senhora do Rosário. O atendimento pastoral era realizado por sacerdotes franciscanos, que vinham regularmente da Paróquia São Francisco de Assis, de Rodeio. Posteriormente, a assistência passou para os sacerdotes diocesanos (então Diocese de Florianópolis), da Paróquia São Francisco Xavier, de Joinville. E, a partir de 1911, permanecendo até a atualidade, aos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), inicialmente da Paróquia Santa Emília (mais tarde São Sebastião), de Jaraguá.

No ano de 1918 foi inaugurada a segunda capela católica da localidade. Comportava cerca de 150 pessoas e era em alvenaria. Situava-se também no alto de um morro, nas imediações da primeira, tendo aos fundos o cemitério. A partir de 1928, o atendimento pastoral passou a ser realizado pelos sacerdotes da Paróquia São José, de Hansa- Humboldt (Corupá), destacando-se o Padre Vicente Schmitz SCJ, o seu primeiro pároco.

Na data de 1o de dezembro de 1941, foi nomeado um novo pároco para Corupá: era o Padre Antônio Echelmeyer SCJ, sacerdote alemão, recém-ordenado. Ao visitar a Capela Nossa Senhora do Rosário constituiu uma sólida e profunda amizade com aquele bom povo; tanto que, em meados de 1944, lançou o ideal da construção do terceiro e atual templo católico de Nereu Ramos. De 1947 a 1952, as famílias, sob a liderança de Padre Antônio Echelmeyer, se empenharam muito nas obras de edificação. É necessário citar que, com o povo, Padre Antônio enfrentava todo o tipo de trabalho árduo, como, por exemplo, embrenhar-se no mato para o corte de madeira para a construção do templo.
A festa da pedra fundamental ocorreu em 15 de agosto de 1947, contando com a presença de Dom Pio de Freitas Silveira, então Bispo Diocesano de Joinville. A planta foi trazida da Alemanha, pelo próprio Padre Antônio. Escolheu-se um terreno plano e centralizado. Além de toda a ajuda financeira obtida na comunidade e região, é necessário citar que a família Echelmeyer, da Alemanha, remeteu muitos valores financeiros para os gastos da obra e necessidades posteriores.

Inaugurada no dia 15 de agosto de 1952, a capela foi elevada ao título de “Curato Nossa Senhora do Rosário” e Padre Antônio Echelmeyer foi nomeado “cura” (vigário), passando, então, a residir na comunidade. Com sua transferência para Lavras (MG), em fevereiro de 1958, Padre Francisco Demann SCJ passou a ser o responsável pelo atendimento pastoral.
Através de um abaixo-assinado organizado pelo povo de Nereu Ramos, o qual foi atendido pelo então superior provincial da Província Brasileira Meridional, dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre José Schmitt, Padre Antônio Echelmeyer retornou a Nereu Ramos em fevereiro de 1962, permanecendo, ininterruptamente, até o seu falecimento na Sexta-feira Santa, dia 5 de abril de 1985. Seus restos mortais repousam num mausoléu no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Ainda, é necessário citar que Padre Antônio Echelmeyer faleceu com 71 anos de idade e 44 anos de sacerdócio; desses, apenas cerca de quatro anos viveu em outras localidades e o restante, 40 anos, os viveu na região de Nereu Ramos. Além da Igreja Matriz, Padre Antônio também liderou, na comunidade, a construção do Salão Paroquial e do Patronato Sagrado Coração de Jesus, no qual funcionou o ambulatório de Nereu Ramos. Posteriormente, foi denominado de Centro Shalom, transformando-se numa casa de retiros.

Com o seu falecimento em 1985, assumiu os cuidados pastorais do Curato Nossa Senhora do Rosário o Padre Aloísio Boeing SCJ, o qual já residia no Centro Shalom, desde 1983. Muito procurado para bênçãos e aconselhamentos, tanto religiosos como familiares, faleceu na data de 17 de abril de 2006, com a idade de 92 anos, sendo sepultado no jardim lateral da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e a casa onde viveu e faleceu é lugar de visitação. No dia 17 de maio de 2013 foi aberto oficialmente o processo de beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing. Em 23 de fevereiro de 2023 foi declarado Venerável.

Após 57 anos da criação do Curato, o mesmo foi elevado à condição de Paróquia, na data de 15 de fevereiro de 2009, por Dom Irineu Roque Scherer, então Bispo Diocesano de Joinville. Além da Igreja Matriz, conta com mais seis comunidades.