Paróquia Nossa Senhora das Graças - Jaraguá do SulParóquias
Diocese de Joinville
Fundação: 27.11.2003
R. Ângelo Rubini, 1256, Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul/SC
riocerro@diocesejoinville.com.br
instagram.com/paroquia.nsg.jaragua/Religioso Responsável
Como em todas as comunidades da região do Garibaldi e da então Colônia Jaraguá, nos primórdios, o atendimento pastoral era realizado pelos Sacerdotes Franciscanos (OFM), que vinham da Paróquia São Francisco de Assis, de Rodeio. Assim, sabe-se que, por volta de 1894 nasceu uma comunidade dedicada à Nossa Senhora (Bem-aventurada Virgem Maria).
Posteriormente, os cuidados pastorais passaram ao clero diocesano, com sacerdotes que vinham da Paróquia São Francisco Xavier, de Joinville.
Com a vinda dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa do Padre Pedro Franken, SCJ e do Padre Henrique Meller, SCJ, com a criação da Paróquia Santa Emília (mais tarde São Sebastião) no então Distrito de Jaraguá, em 31 de julho de 1912, a então Capela Nossa Senhora das Graças (passava a ser assim denominada), ficou sob os cuidados pastorais da nova paróquia.
A segunda capela edificada, inaugurada em 1º de fevereiro de 1914, serviu o povo da localidade por 46 anos (1914-1960); quando edificou-se a nova e atual Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, cujas obras foram iniciadas em 8 de outubro de 1958 e sua inauguração ocorreu no dia 7 de setembro de 1960.
Com a transferência do noviciado dehoniano, de Brusque, para a Barra do Rio Cerro/Jaraguá do Sul, em 1956, sendo para isso encarregado o Padre Aloísio Boeing, SCJ, a então Capela Nossa Senhora das Graças passou a ser atendida pelos mestres de noviços e demais sacerdotes do Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Padre Aloísio, Mestre de Noviços, na comunidade atuou de fevereiro de 1956 até março de 1976. Posteriormente, os seus sucessores, continuaram o trabalho pastoral.
A partir de 1995, com a setorização da Paróquia São Sebastião e, por isso, com a criação do setor Nossa Senhora das Graças, tudo foi preparado para a criação canônica da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no dia 27 de novembro de 2003. O primeiro pároco foi o Padre Renato José Rohr, SCJ. Em 26 de novembro de 2011, realizou-se a bênção das reformas realizadas na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças. Além da Matriz, mais sete comunidades compõe a paróquia.