Paróquia Catedral São João Batista - Rio do SulParóquias
Diocese de Rio do Sul
Fundação: 20.05.1927
@catedralderiodosul
R. São João, 154, Centro - Rio do Sul/SC
catedralderiodosul@gmail.com
catedralderiodosul.com.br/
instagram.com/catedralderiodosul/Religioso Responsável
P. Paulo Vanderlei RiffelA Paróquia São João Batista, de Rio do Sul (SC), foi criada oficialmente no dia 20 de maio de 1927. Com criação da Diocese de Joinville, em 1927, a nova paróquia passou a pertencer a esta (até então, desde 1908, todo o Estado de Santa Catarina pertencia à Diocese de Florianópolis). A história da Paróquia São João Batista está ligada à atuação dos Salesianos de Dom Bosco, desde antes de sua criação canônica. O primeiro pároco foi o Padre Paulo Hesse, SDB, que construiu uma nova Igreja Matriz, em substituição da capela que existia anteriormente.
Padre Victor Vicenzi, SDB, que tomou posse como pároco em 1950, liderou a obra de edificação da nova e atual Igreja Matriz São João Batista, inaugurada em 28 de dezembro de 1957.
Com a criação da Diocese de Rio do Sul, no dia 23 de novembro de 1968 e sua instalação no dia 3 de agosto de 1969, a Igreja Matriz São João Batista foi elevada à Catedral São João Batista. Posteriormente, o atendimento pastoral passou ao clero diocesano. Em 1979, os salesianos retornaram à Paróquia/Catedral, permanecendo até 1995, quando, novamente, assumiram os sacerdotes diocesanos.
No dia 12 de fevereiro de 2014, a convite de Dom Augustinho Petry, então Bispo Diocesano, a Congregação dos Padres dos Sagrado Coração de Jesus, Província Brasileira Meridional, assumiu os cuidados pastorais da Paróquia/Catedral São João Batista. O primeiro pároco dehoniano foi o Padre Claudionor José Schmitt, SCJ; seguido pelo Padre Luiz Antônio de Faria, SCJ e do Padre Elói José Schons, SCJ.
Atuaram como vigários paroquiais: Padre Maicon Frasson, SCJ; Padre Josimar Baggio, SCJ; Padre Fagner Ramon Pacheco Haas; SCJ e Padre Ari João Erthal, SCJ.