Você está em: Home » Congregação SCJ » Papa convida cristãos a meditarem Palavra de Deus nesta quaresma

Papa convida cristãos a meditarem Palavra de Deus nesta quaresma

01.03.2010

Por: Da Redação CN, com Rádio Vaticano
99p

‘Com a conclusão neste sábado, 27, dos exercícios espirituais de Quaresma, junto a seus colaboradores, o Papa Bento XVI retornou neste domingo, 28, às suas atividades públicas, comparecendo à Praça São Pedro para rezar o Angelus com os fiéis.

Neste segundo domingo de Quaresma, o Papa discorreu sobre o episódio da Transfiguração, inspirando-se na liturgia de hoje, que reflete sobre o convite do Mestre, assim como consta no Evangelho de São Lucas: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me!” (Lc 9,23). “Este foi um evento extraordinário; um encorajamento na sequela de Jesus”, disse Bento XVI.

Neste período de Quaresma, o Papa convidou todos a meditar assiduamente sobre o Evangelho. “Jesus é a única voz que devemos ouvir, a única que devemos seguir. A sua Palavra, seja o critério que guia a nossa existência”, destacou Bento XVI.

O Santo Padre pediu ainda aos pastores que neste Ano Sacerdotal, “sejam realmente permeados pela Palavra de Deus, a conheçam profundamente e amem-na ao ponto que lhes dê vida e forme seu pensamento”.

Iraque

Após a reflexão litúrgica e a oração mariana, o Papa dirigiu palavras de apelo às autoridades iraquianas e à comunidade internacional, em relação à delicada fase política que o Iraque está atravessando.

Aos políticos, o Pontífice pediu que façam todo esforço possível para que a população se sinta segura, de modo especial as minorias religiosas, mais vulneráveis.

Representantes e religiosos da Igreja iraquiana e de outras Igrejas do Oriente Médio encontraram-se esta manhã na Praça São Pedro para se manifestar em favor dos cristãos perseguidos, antes da oração do Angelus.

Dirigindo-se a eles, o Papa exortou também a comunidade internacional a esforçar-se em prol de um futuro de reconciliação e de justiça para os iraquianos, e invocou de Deus, todo-poderoso, o dom precioso da paz.

Bento XVI disse ter recebido com profunda tristeza as trágicas notícias de assassinatos de cristãos na cidade de Mossul e ter acompanhado com muita preocupação outros episódios de violência perpetrados contra pessoas indefesas, de diversas pertenças religiosas, no Iraque.

O Pontífice esclareceu que sua preocupação é por todas as pessoas injustamente perseguidas, não apenas pelos católicos. Bento XVI, que passou a última semana em retiro com a Cúria, revelou ter rezado bastante por todas as vítimas daqueles atentados. Neste sentido, disse unir-se à oração pela paz e pelo retorno da segurança, promovida pelo Conselho de Bispos de Nínive; e animou as comunidades cristãs do Iraque a “não se cansarem de ser fermento de bem pela pátria à qual, há séculos, pertencem plenamente”.

Enfim, Bento XVI alertou os políticos do país para que não cedam à tentação de priorizar interesses temporários e parciais em detrimento da incolumidade e dos direitos fundamentais da cidadania.

Chile

Em seguida, Bento XVI manifestou seu pesar pelas vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que abalou o Chile no sábado, 27, e afirmou sentir-se próximo das pessoas atingidas pela grave calamidade. O Papa pediu orações e solidariedade, garantindo o apoio das organizações eclesiásticas às vítimas.


Nome


E-mail






Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
Ler Capítulo
Agenda BRM
18.05.2012
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
19.05.2012
Café vocacional
No Seminário de Corupá a partir das 14h30min.
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
20.05.2012
Memória
† P. João da Cruz Stuepp (1996)
ASCENSÃO DO SENHOR
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
21.05.2012
Aniversário
* Fr. Diego Martins (1982)
22.05.2012
Aniversário
* Fr. Willian Dalsegio (1989)
24.05.2012
Memória
† P. Luiz Steiner (1979)
25.05.2012
80 anos do Seminário de Corupá
Reabertura do museu Ir. Luiz Gartner
27.05.2012
Aniversário
* P. Diomar Romaniv (1983)
80 anos do Seminário de Corupá
Lançamento do livro sobre a história do seminário
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
ENCONTRO DEHONIANO
Formação vocacional: São Bento do Sul, e Rio Negrinho a partir das 13h30min
29.05.2012
Memória
† P. Francisco Demann (GE) (1981)
Tweet
dehonbrasilAntropólogo exibe pedra maia para desmentir o fim do mundo em 2012: A pedra do calendário maia que foi interpret... http://bit.ly/edDyXk
1 year ago from twitterfeed
Mural de Recados
Jairson, scj
03.05.2012 - Quinta-Feira
Padre Irineu, Adalto e Anésio Meus sinceros desejos de Feliz Aniversário, que Deus vos abençoe na vida, vocação e missão. Parabéns!
(Oscar Niemayer)
23.04.2012 - Segunda-Feira
"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
carlos alberto
10.04.2012 - Terça-Feira
Olá queridos Padres, Diaconos e Frateres da BRM, Feliz pascoa a todos. Nós aqui em Taubaté rezamos por todos vocês nestes dias que foram maravilhos. Celebrações, procissões e vigiligias. Quem trabalhou em nossa paroquia Nossa Senhora Mãe da Igreja sabe o quanto é bom e gratificante. Que o Cristo Ressuscitado ilumine a missão de cada um. um forte abraço Beto, Meire e Denise (LD/MDJ - Taubaté-SP)
Fátima Moreira
09.04.2012 - Segunda-Feira
Padre Marcial foi o "pregador" da Semana Santa em minha cidade - Formiga-MG. Foi um tempo privilegiado de "convívio" com padre Marcial, que de forma brilhante, profunda e vivenciada nos levou a "ver" aquilo que apenas intuíamos, sem nenhuma profundidade. Obrigada, Padre Marcial.. Gostaria de saber quais os retiros que ele vai pregar no Brasil durante este ano. Paz e bem. Fátima.
Padre Jairson ,scj
08.04.2012 - Domingo
Paz não é imobilidade e alegria não é farra. Paz e alegria são presentes de Cristo ressuscitado. Ambas nascem no coração de quem acredita em Cristo, ambas caracterizam quem é testemunha da ressurreição. Feliz Páscoa!
Jornada Mundial da Juventude
Rio de Janeiro 2013

Seminário de Corupá – SC
Seminário de Corupá – SC
VIII Conferência Geral SCJ 2012
VIII Conferência Geral SCJ 2012
Instituições Dehonianas
scj joinville Maranhão Mss Rod Argentina Brasil Central dehon brasil Noviciado Nossa Senhora de Fátima Faculdade São Luiz de Brusque Seminario de Corupá Faculdade Dehoniana Taubaté Esic Curitiba Convento Taubaté Portugal Colégio São Luis Brusque Casa Dehon Superiores espanha Venezuela Provincia do Chile roma Vaticano Jovens reparadores Paraguai 2 AVD
Twitter
YouTube
Blog
Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Província Brasileira Meridional
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus