Você está em: Home » Congregação SCJ » O que pode um homem fazer pelo mundo?
NC (18)

O que pode um homem fazer pelo mundo?

07.05.2011

A resposta de PADRE DEHON

Padre Dehon,  um  profeta que sonhou com um mundo mais bonito, justo e fraterno. Gastou até seu último suspiro em animar os padres e religiosos que estavam sob sua orientação para serem no mundo, no meio das pessoas e em suas vidas, um sinal visível do amor que Deus tem por elas: Incendiar o mundo com o amor do Coração de Jesus, esse era o seu lema. Ao deixar esse mundo, tinha nos lábios a certeza de que seus passos, suas lágrimas e suas alegrias tinham valido a pena: “Por Ele vivi, por Ele morro!”.

O início dessa história

João Leão Dehon nasceu na cidade de La Capelle, na França, em 14 de março de 1843. Seu pai, Júlio Alexandre Dehon,  era um homem justo.  Um  grande empresário da época, não tinha muito interesse pelas coisas da religião.   Ao contrário,  sua mãe Estefânia Adele Vandelet, era uma fervorosa devota do Sagrado Coração de Jesus. Enquanto o pai formou o caráter e o espírito decidido e corajoso do menino, a mãe formou seu coração para enxergar as coisas de Deus.

Dentro dessa família tão comum, o menino Dehon, e depois o jovem Leão, encontrará os meios para crescer e amadurecer. As aulas, estudos nas melhores escolas francesas, a convivência com a alta sociedade da época formavam o caminho natural para que Leão Dehon se tornasse um grande homem na sociedade, quem sabe um diplomata, como seu pai tanto sonhará.

Porém, o futuro depende das escolhas que vamos fazendo no presente. Dehon sente-se convocado a fazer algo a mais pelas pessoas. Desde jovem percebe que a grande causa dos problemas que machucam a humanidade é a falta de amor: “Onde faltar amor, coloque amor, e encontrarás amor” (São João da Cruz). Essas inspirações da Divina Graça vão amadurecendo o coração de Dehon para que ele descubra sua vocação: Ser Sacerdote,  ser religioso consagrado.

Quando a decisão foi tomada, sua família impôs um claro e decidido “não”. O que poderia ser o fim de uma vocação, fez com que Dehon amadurecesse o chamado de Deus. Estudou ainda mais, fez as viagens que seu pai queria com o intuito de fazê-lo esquecer seu projeto. Contudo, quando a idade madura chegou, firmou o pé na sua decisão e entrou no seminário, em Roma. Depois de alguns anos foi ordenado sacerdote. Agora era hora de trabalhar: por amor no mundo!

Um trabalhador na Vinha do Senhor

Começou como vigário paroquial, engajado-se com as questões sociais da sua época, especialmente com o operariado. Para estes organizou encontros de formação para que soubessem e lutassem por seus direitos; com os patrões encontrava-se ordinariamente para lembrá-los  que os valores éticos devem inspirar todas as suas ações e decisões. Colégios, jornais, livros… Uma vida sem descanso. Quando Dehon pensava em já ter oferecido o seu máximo, Deus lhe pede mais uma coisa. Esse algo a mais era a fundação de uma congregação que desse continuidade às obras por ele iniciadas; Homens que fossem no mundo profetas do amor e ministros da reconciliação: homens restaurados que ajudassem outros corações a se restaurarem, para juntos formarem um mundo novo, uma nova civilização: Solidariedade, paz e amor. Nasce a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus que tem a missão de dar continuidade ao projeto que Jesus plantou no coração de Leão Dehon.

Impulsionados pelo amor de Cristo, os dehonianos estão espalhados por todo o mundo: Europa, Ásia, África e Américas… E também em terras gaúchas. Neste chão, os filhos de Leão Dehon auxiliam as comunidades paroquiais de Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Nova Candelária, Independência e Tuparendi.

A família dehoniana cresce a cada dia, não apenas porque padres são ordenados e muitos jovens entram nos seminários, mas porque pessoas como você, encantadas pela experiência de fé e de doação de padre Dehon, também buscam viver e ser no mundo um sinal do amor do Coração de Jesus. Todos aqueles que bebem nessa fonte também se tornam dehonianos, filhos e filhas de padre Dehon.

A resposta de Dehon: Um coração aberto e solidário

Quem pode prever o que Deus faz num coração que acolhe sua vontade? A vida de Dehon é uma resposta: um coração aberto e solidário. Agora, pode  você responder também, com a sua vida, a essa pergunta: O que Deus quer de mim?

O sonho desse menino-rapaz-homem Dehon não se perdeu no tempo. Sua resposta corajosa ainda continua a despertar nos corações o desejo de fazer esse nosso mundo um lugar mais bonito, mais fraterno e justo. Só depende de nós, depende de você! Da parte do Coração de Jesus estão garantidas as forças necessárias, pois o que Cristo pretende, é fazer o nosso coração semelhante ao seu. Então, mãos a obra!

Carinho e  gratidão às  Comunidades,  Seminaristas,  Religiosos e Sacerdotes   pela  presença,   participação e comunhão nesta Ação de Graças em memória ao fundador  da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: Pe. Dehon.

Não basta fazer bem aquilo que fazemos,

é preciso fazê-lo com amor(Pe. Dehon)

Paróquia São José,  Boa Vista do Buricá

Profª Marli Fin Schneider, L. Dehonianos


Nome


E-mail






Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
Ler Capítulo
Agenda BRM
18.05.2012
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
19.05.2012
Café vocacional
No Seminário de Corupá a partir das 14h30min.
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
20.05.2012
Memória
† P. João da Cruz Stuepp (1996)
ASCENSÃO DO SENHOR
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
21.05.2012
Aniversário
* Fr. Diego Martins (1982)
22.05.2012
Aniversário
* Fr. Willian Dalsegio (1989)
24.05.2012
Memória
† P. Luiz Steiner (1979)
25.05.2012
80 anos do Seminário de Corupá
Reabertura do museu Ir. Luiz Gartner
27.05.2012
Aniversário
* P. Diomar Romaniv (1983)
80 anos do Seminário de Corupá
Lançamento do livro sobre a história do seminário
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
ENCONTRO DEHONIANO
Formação vocacional: São Bento do Sul, e Rio Negrinho a partir das 13h30min
29.05.2012
Memória
† P. Francisco Demann (GE) (1981)
Tweet
dehonbrasilAntropólogo exibe pedra maia para desmentir o fim do mundo em 2012: A pedra do calendário maia que foi interpret... http://bit.ly/edDyXk
1 year ago from twitterfeed
Mural de Recados
Jairson, scj
03.05.2012 - Quinta-Feira
Padre Irineu, Adalto e Anésio Meus sinceros desejos de Feliz Aniversário, que Deus vos abençoe na vida, vocação e missão. Parabéns!
(Oscar Niemayer)
23.04.2012 - Segunda-Feira
"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
carlos alberto
10.04.2012 - Terça-Feira
Olá queridos Padres, Diaconos e Frateres da BRM, Feliz pascoa a todos. Nós aqui em Taubaté rezamos por todos vocês nestes dias que foram maravilhos. Celebrações, procissões e vigiligias. Quem trabalhou em nossa paroquia Nossa Senhora Mãe da Igreja sabe o quanto é bom e gratificante. Que o Cristo Ressuscitado ilumine a missão de cada um. um forte abraço Beto, Meire e Denise (LD/MDJ - Taubaté-SP)
Fátima Moreira
09.04.2012 - Segunda-Feira
Padre Marcial foi o "pregador" da Semana Santa em minha cidade - Formiga-MG. Foi um tempo privilegiado de "convívio" com padre Marcial, que de forma brilhante, profunda e vivenciada nos levou a "ver" aquilo que apenas intuíamos, sem nenhuma profundidade. Obrigada, Padre Marcial.. Gostaria de saber quais os retiros que ele vai pregar no Brasil durante este ano. Paz e bem. Fátima.
Padre Jairson ,scj
08.04.2012 - Domingo
Paz não é imobilidade e alegria não é farra. Paz e alegria são presentes de Cristo ressuscitado. Ambas nascem no coração de quem acredita em Cristo, ambas caracterizam quem é testemunha da ressurreição. Feliz Páscoa!
Jornada Mundial da Juventude
Rio de Janeiro 2013

Seminário de Corupá – SC
Seminário de Corupá – SC
VIII Conferência Geral SCJ 2012
VIII Conferência Geral SCJ 2012
Instituições Dehonianas
scj joinville Maranhão Mss Rod Argentina Brasil Central dehon brasil Noviciado Nossa Senhora de Fátima Faculdade São Luiz de Brusque Seminario de Corupá Faculdade Dehoniana Taubaté Esic Curitiba Convento Taubaté Portugal Colégio São Luis Brusque Casa Dehon Superiores espanha Venezuela Provincia do Chile roma Vaticano Jovens reparadores Paraguai 2 AVD
Twitter
YouTube
Blog
Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Província Brasileira Meridional
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus