Você está em: Home » Congregação SCJ » Memória de Padre Léon Dehon
pe

Memória de Padre Léon Dehon

06.08.2010

dehon

Padre Léon Dehon nasceu na pequena La Capelle, ao norte da França, no dia 14 de março de 1843. Faleceu em Bruxelas, na Bélgica no dia 12 de agosto de 1925. Nete domingo fazemos memória dos 82 anos de seu falecimento. Ao morrer ele contemplou ainda uma vez a imagem do Sagrado Coração de Jesus e disse: “Por ele vivi, por ele morro!”
O fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) ficou conhecido por sua síntese entre inteligência e coração, mística e militância. Contemplativo por natureza, ele se desdobrou de mil maneira para fazer o Coração de Jesus reinar nas “almas e nas sociedades”. Participou de muitos congressos sociais e foi um dos principais divulgadores da Doutrina Social da Igreja, que com a Encíclica Rerum Novarum (coisas novas) começava a dar seus primeros passos. O papa naquele final do século 19 era Leão XIII. Dehon teve um encontro memorável com este papa em 1888. Ouviu de seus lábios o pedido: “Divulga as minhas encíclicas”. Logo no ano seguinte Dehon funda uma revista e começa a escrever de modo incansável ecoando o pensamento do pontífice.

Em minhas pesquisas de doutorado, em Roma, descobri que ainda no tempo de seminarista, em Roma, Dehon projetou a fundação de uma Congregação de Estudos, com um quarto voto de divulgar as doutrinas pontifícias. Isto foi antes de 1870. Em obediência ao seu diretor espiritual acabou deixando este projeto de lado e foi trabalhar na paróquia da cidade de Saint-Quentin, junto com outros sacerdotes. Mas o fogo que queimava em seu coração faria dele o fundador de várias obras: um “padronato” para crianças de escolas públicas (Patronato São José), um jornal católico, um grupo de oração para sacerdotes e o Colégio São João. No ano de 1877 começa seu noviciado particular, com a autorização do bispo diocesano, e em 28 de junho de 1878 faz seus primeiros votos. Assim nascia a Congregação dos Oblatos do Coração de Jesus que se espalhou rapidamente por todo o mundo. Hoje somos mais de 2.000 sacerdotes e religiosos, em quatro continentes. Estamos na Índia, Filipinas, Congo, Madagascar, Moçambique, Indonésia, Estados Unidos, etc, etc, etc … e Brasil.

No Brasil você conhece nossos padres: Pe. Zezinho, Pe. Alírio, Pe. Fábio de Melo, Pe. Augusto Cesar Pereira, e eu!!! Estamos presentes do norte ao sul em três províncias: uma no nordeste (Brasil Setentrional); uma aqui (Brasil Central) e uma no sul (Brasil Meridional). Conheça mais detalhes desta história de amor: www.dehonbrasil.com
Vida de Padre Dehon http://dehonbrasil.com/padredehon/index.htm
Padre Joãozinho, scj
Taubaté – SP
http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho


Nome


E-mail






Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
Ler Capítulo
Agenda BRM
18.05.2012
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
19.05.2012
Café vocacional
No Seminário de Corupá a partir das 14h30min.
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
20.05.2012
Memória
† P. João da Cruz Stuepp (1996)
ASCENSÃO DO SENHOR
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
21.05.2012
Aniversário
* Fr. Diego Martins (1982)
22.05.2012
Aniversário
* Fr. Willian Dalsegio (1989)
24.05.2012
Memória
† P. Luiz Steiner (1979)
25.05.2012
80 anos do Seminário de Corupá
Reabertura do museu Ir. Luiz Gartner
27.05.2012
Aniversário
* P. Diomar Romaniv (1983)
80 anos do Seminário de Corupá
Lançamento do livro sobre a história do seminário
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
ENCONTRO DEHONIANO
Formação vocacional: São Bento do Sul, e Rio Negrinho a partir das 13h30min
29.05.2012
Memória
† P. Francisco Demann (GE) (1981)
Tweet
dehonbrasilAntropólogo exibe pedra maia para desmentir o fim do mundo em 2012: A pedra do calendário maia que foi interpret... http://bit.ly/edDyXk
1 year ago from twitterfeed
Mural de Recados
Jairson, scj
03.05.2012 - Quinta-Feira
Padre Irineu, Adalto e Anésio Meus sinceros desejos de Feliz Aniversário, que Deus vos abençoe na vida, vocação e missão. Parabéns!
(Oscar Niemayer)
23.04.2012 - Segunda-Feira
"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
carlos alberto
10.04.2012 - Terça-Feira
Olá queridos Padres, Diaconos e Frateres da BRM, Feliz pascoa a todos. Nós aqui em Taubaté rezamos por todos vocês nestes dias que foram maravilhos. Celebrações, procissões e vigiligias. Quem trabalhou em nossa paroquia Nossa Senhora Mãe da Igreja sabe o quanto é bom e gratificante. Que o Cristo Ressuscitado ilumine a missão de cada um. um forte abraço Beto, Meire e Denise (LD/MDJ - Taubaté-SP)
Fátima Moreira
09.04.2012 - Segunda-Feira
Padre Marcial foi o "pregador" da Semana Santa em minha cidade - Formiga-MG. Foi um tempo privilegiado de "convívio" com padre Marcial, que de forma brilhante, profunda e vivenciada nos levou a "ver" aquilo que apenas intuíamos, sem nenhuma profundidade. Obrigada, Padre Marcial.. Gostaria de saber quais os retiros que ele vai pregar no Brasil durante este ano. Paz e bem. Fátima.
Padre Jairson ,scj
08.04.2012 - Domingo
Paz não é imobilidade e alegria não é farra. Paz e alegria são presentes de Cristo ressuscitado. Ambas nascem no coração de quem acredita em Cristo, ambas caracterizam quem é testemunha da ressurreição. Feliz Páscoa!
Jornada Mundial da Juventude
Rio de Janeiro 2013

Seminário de Corupá – SC
Seminário de Corupá – SC
VIII Conferência Geral SCJ 2012
VIII Conferência Geral SCJ 2012
Instituições Dehonianas
scj joinville Maranhão Mss Rod Argentina Brasil Central dehon brasil Noviciado Nossa Senhora de Fátima Faculdade São Luiz de Brusque Seminario de Corupá Faculdade Dehoniana Taubaté Esic Curitiba Convento Taubaté Portugal Colégio São Luis Brusque Casa Dehon Superiores espanha Venezuela Provincia do Chile roma Vaticano Jovens reparadores Paraguai 2 AVD
Twitter
YouTube
Blog
Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Província Brasileira Meridional
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus