Você está em: Home » Congregação SCJ » 17 DE ABRIL! PADRE ALOÍSIO BOEING, SCJ (1913-2006)
Pe Aloisio

17 DE ABRIL! PADRE ALOÍSIO BOEING, SCJ (1913-2006)

15.04.2011

Tudo pode ser mudado pela Oração

Vinde a mim, vós todos que estais aflitos e cansados sob o fardo, eu vos aliviarei.”

(Mt 11,28)

O padre Aloísio nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro, naquele tempo município de Imaruí (SC), hoje pertencente a São Martinho. Primogênito de uma família cristã foi batizado no dia 26 de dezembro do mesmo ano e crismado no dia 22 de janeiro de 1914 na Paróquia São Sebastião, Vargem do Cedro. Os seus pais João Boeing e Josephina Effting Boeing eram de missa e terço e diário. Foi nesse ambiente que Aloísio desenvolveu a sua vida e personalidade na infância: num lar de pais piedosos e acolhedores, que partilhavam o que tinham com os mais necessitados.  Com doze anos, aos 11 de fevereiro de 1925, incentivado pelo pároco, ele saiu de sua terra natal, com mais outros três colegas, rumo ao sacerdócio.

As etapas de sua formação deram-se basicamente em Brusque, SC e Taubaté, SP. A primeira profissão religiosa aconteceu em Brusque, no dia 16 de janeiro de 1934. Os estudos de Teologia foram feitos em Taubaté, nos anos de 1938 até 1941. Foi ordenado sacerdote no dia 01 de dezembro de 1940.

Como consagrado e sacerdote dedicou a grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul. Foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exímio formador, firme, devoto e zeloso. É de sublinhar ainda sua grande devoção à Virgem Maria. Por sua iniciativa, esse Noviciado recebeu o nome de Nossa Senhora de Fátima. Era muito estimado por todos, distinguindo-se pela sua amabilidade e paternal acolhida dos alunos que o procuravam para orientação espiritual.

O padre Aloísio nunca deixou de atuar no campo da pastoral. Desde o início de sua vida sacerdotal, passou também a ser procurado pelo povo, para aconselhamentos espirituais, até o fim de sua vida. Este foi o maior dom que Deus lhe deu e que desenvolveu ao longo de sua vida. Dia e noite, em todas as horas, era procurado em sua casa ou por telefone, para orientação espiritual, aconselhamento familiar e bênção da saúde. Nunca deixou de atender ninguém. No fim de sua vida, muitas vezes, doente, de cama, atendia, deitado, aos casos mais urgentes. Era ungido com o poder da intercessão. Sentia muita compaixão do povo, especialmente dos doentes, idosos e pobres. Tinha um gosto especial pelo colóquio de coisas espirituais e falava horas inteiras, sem se cansar. Pode-se dizer que Padre Aloísio passou sua vida religiosa, a exemplo de tantos cristãos, fazendo o bem.

Em 1974, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. O que levou o padre Aloísio a fundar a Fraternidade foi seu desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo. Deste então, deu a vida para a Fraternidade, acompanhando-a com sua presença e orientação firme e segura.

Em 1984, Pe. Aloísio foi para o bairro Nereu Ramos, na cidade de Jaraguá do Sul. Ali viveu até o final de sua vida como vigário da capela do Rosário e diretor do centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para uma orientação, auxílio e bênção. Então, dedicou-se mais à “Fraternidade Mariana do Coração de Jesus” e a todas as pessoas consagradas que buscavam nele inspiração de vida no seguimento de Cristo. A Fraternidade cresceu e continua irradiar a alegria no servir, a simplicidade de vida e a oblação de amor, na busca de tornar presente, em suas vivências fraternas, o que vivia a família de Nazaré e os amigos de Jesus em Betânia: a ocupação com as coisas do Pai e o acolhimento. Sempre numa atitude de dedicação para com os sacerdotes.

Padre Aloísio morreu do mesmo modo que viveu: santamente. Sentindo próxima sua partida e sentindo deixar a todos que amava disse: “Vocês me encontrarão na Eucaristia”. Partiu no dia 17 de abril de 2006, serenamente, para os braços do Pai. Foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. É um local de orações e pedidos de graças. Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças por sua intercessão. Cremos que ele, junto de Deus, está intercedendo por todos nós e, de um modo todo especial, pelos que procuram auxílio em suas necessidades. Todo dia 17, de cada mês, lembrando o dia do seu falecimento, é celebrada a missa da Misericórdia, às 15h.

«Perdemos um padre muito querido, mas ganhamos um santo, no céu!»

ORAÇÃO

Senhor Jesus, abençoa e protege de todo o mal a minha família,

a casa e todas as pessoas que a Ti recorrem.

Fortalece a minha fé, protege-me das enfermidades, desânimo e aflições.

Na certeza da tua misericórdia, faço este pedido (…silencio)

Desde já te agradeço, na esperança de que me obterás,

porque é em Ti, ó Jesus, em quem confio.

Obrigado, meu Salvador e Libertador.

 

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

 

Graça alcançada pela intercessão do Padre Aloísio Boeing, scj

Escreva aqui sua graça.

Se possível, anexe atestados médicos e/ou exames.

Envie para os endereços abaixo citados.

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário

R. Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 – Nereu Ramos – Jaraguá do Sul/SC

Cep 89265-500

Tel.: (47) 3276-0093

 

Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus

Rua: Padre Dehon, 814 -  Hauer – Curitiba/PR

Cep 81611 – 970 Caixa postal 16161

Tel.: (41) 3085-0945

www.scj.org.br

padrealoisioboeing@scj.org.br

 

Minha oferta para a causa de Canonização de Padre Aloísio Boeing, scj:

Banco do Brasil

Agência 2823-1

Conta Corrente 29180-3

 

 


Nome


E-mail






Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
Ler Capítulo
Agenda BRM
18.05.2012
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
19.05.2012
Café vocacional
No Seminário de Corupá a partir das 14h30min.
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
20.05.2012
Memória
† P. João da Cruz Stuepp (1996)
ASCENSÃO DO SENHOR
Estágio para Jovens
Estágio vocacional no seminário São José em Rio Negrinho, telefone (47) 3466-2099.
Juninter em Curitiba
Fratres em Tirocínio da BRM
21.05.2012
Aniversário
* Fr. Diego Martins (1982)
22.05.2012
Aniversário
* Fr. Willian Dalsegio (1989)
24.05.2012
Memória
† P. Luiz Steiner (1979)
25.05.2012
80 anos do Seminário de Corupá
Reabertura do museu Ir. Luiz Gartner
27.05.2012
Aniversário
* P. Diomar Romaniv (1983)
80 anos do Seminário de Corupá
Lançamento do livro sobre a história do seminário
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
ENCONTRO DEHONIANO
Formação vocacional: São Bento do Sul, e Rio Negrinho a partir das 13h30min
29.05.2012
Memória
† P. Francisco Demann (GE) (1981)
Tweet
dehonbrasilAntropólogo exibe pedra maia para desmentir o fim do mundo em 2012: A pedra do calendário maia que foi interpret... http://bit.ly/edDyXk
1 year ago from twitterfeed
Mural de Recados
Jairson, scj
03.05.2012 - Quinta-Feira
Padre Irineu, Adalto e Anésio Meus sinceros desejos de Feliz Aniversário, que Deus vos abençoe na vida, vocação e missão. Parabéns!
(Oscar Niemayer)
23.04.2012 - Segunda-Feira
"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
carlos alberto
10.04.2012 - Terça-Feira
Olá queridos Padres, Diaconos e Frateres da BRM, Feliz pascoa a todos. Nós aqui em Taubaté rezamos por todos vocês nestes dias que foram maravilhos. Celebrações, procissões e vigiligias. Quem trabalhou em nossa paroquia Nossa Senhora Mãe da Igreja sabe o quanto é bom e gratificante. Que o Cristo Ressuscitado ilumine a missão de cada um. um forte abraço Beto, Meire e Denise (LD/MDJ - Taubaté-SP)
Fátima Moreira
09.04.2012 - Segunda-Feira
Padre Marcial foi o "pregador" da Semana Santa em minha cidade - Formiga-MG. Foi um tempo privilegiado de "convívio" com padre Marcial, que de forma brilhante, profunda e vivenciada nos levou a "ver" aquilo que apenas intuíamos, sem nenhuma profundidade. Obrigada, Padre Marcial.. Gostaria de saber quais os retiros que ele vai pregar no Brasil durante este ano. Paz e bem. Fátima.
Padre Jairson ,scj
08.04.2012 - Domingo
Paz não é imobilidade e alegria não é farra. Paz e alegria são presentes de Cristo ressuscitado. Ambas nascem no coração de quem acredita em Cristo, ambas caracterizam quem é testemunha da ressurreição. Feliz Páscoa!
Jornada Mundial da Juventude
Rio de Janeiro 2013

Seminário de Corupá – SC
Seminário de Corupá – SC
VIII Conferência Geral SCJ 2012
VIII Conferência Geral SCJ 2012
Instituições Dehonianas
scj joinville Maranhão Mss Rod Argentina Brasil Central dehon brasil Noviciado Nossa Senhora de Fátima Faculdade São Luiz de Brusque Seminario de Corupá Faculdade Dehoniana Taubaté Esic Curitiba Convento Taubaté Portugal Colégio São Luis Brusque Casa Dehon Superiores espanha Venezuela Provincia do Chile roma Vaticano Jovens reparadores Paraguai 2 AVD
Twitter
YouTube
Blog
Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Província Brasileira Meridional
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus